20 de dez. de 2009

Taxi Driver


Em 1976 Martin Scorsese rodou "Taxi Driver", a história de um veterano do Vietnã que se emprega como motorista de táxi noturno. Um jovem Robert de Niro interpreta o motorista Travis, que ao trafegar pelas ruas de New York presencia sua decadência. Com uma postura fortemente moral, Travis demonstra indignação, ao mesmo tempo que procura sua inserção neste universo. Interessa-se por Betsy (Cybill Shepherd), uma voluntária que trabalha para um candidato à presidência, o senador Palantine. Convida-a para sair, e a leva para assistir um filme pornográfico. Ofendida, Betsy sai do cinema e não o procura mais.

A partir deste ponto, opera-se uma transformação em Travis. O motorista torna-se obcecado pela idéia de realizar um atentado contra o senador Palantine. Adquire uma grande quantidade de armas de fogo de um contrabandista e estuda detalhes da segurança de Palantine em seus comícios.

Retornando de uma de suas viagens, Travis conhece Iris (Jodie Foster), uma prostituta de 12 anos. Conversa com seus cafetões e a leva para um quarto. Apesar do interesse implícito, Travis não a toca, e insiste para que ela deixe "aquela vida" e retorne para a casa de seus pais.

Após um desfecho totalmente frustrado no atentado à vida do senador Palantine, Travis procura os cafetões de Iris e os assassina. O motorista torna-se uma espécie de herói momentâneo, com direito a matéria em jornal, e ganha a admiração de Betsy, que volta a procurá-lo.

"Taxi Driver" é um filme que permite várias leituras. Ele revela muito do inconsciente do americano médio da época, incomodado com a "sujeira" moral e racial de seu tempo. Por várias vezes Travis se sente pouco confortável com a presença de negros, e o ambiente do filme é de racismo e intolerância. Além disso, e o mais importante, mostra a necessidade do americano médio de tomar a lei "pelas próprias mãos"; uma cultura de cowboys, de John Wayne, e que gerou os assassinatos de Martin Luther King, Malcom X e JFK. Aliás o próprio Lee Oswald, suposto assassino de JFK, também foi vítima de um "vingador", Jack Ruby. Segundo relatos, Ruby apenas passava pelo local e resolveu dar um fim em Oswald, pois "detestava seu sorriso cínico".

Ao assistir "Taxi Driver" hoje, o fato que vem à mente com mais força é o atentado a Ronald Reagan, em 30/03/1980. Reagan foi baleado por John Hinckley Jr., ex-militante do Partido Nazista Americano; apaixonado pela atriz Jodie Foster, Hinckley procurou chamar sua atenção com o atentado. Alguns anos antes, Reagan criticou a atriz por ter aceito o papel de uma prostituta de 12 anos, o que teria desagrado Hinckley.

O caso de John Hinckley não foi isolado. Jodie Foster revelou ter recebido uma série de cartas, algumas contendo ameaças, vindas de grupos neo-nazistas. Prova de que Scorsese foi fundo em sua radiografia da psique americana.



(Buteco.com, 05/12/2004)

Nenhum comentário: