20 de dez. de 2009

História Virtual

Ontem o Discovery Channel apresentou o programa "História Virtual". O complô para matar Hitler em 1944 é contado utilizando-se imagens criadas em computador, como se cada momento tivesse sido registrado em filme.

As faces dos personagens são bastante convincentes, auxiliadas pelo tratamento das imagens, que procurou imitar a textura dos filmes antigos de 8 e 16 mm. Além das dramatizações, o documentário apresenta depoimentos de pesquisadores e pessoas indiretamente envolvidas, como o filho do Coronel von Stauffenberg, um dos executores do atentado.

O programa mostra momentos do cotidiano de personagens da Segunda Guerra, como Adolf Hitler, Josef Stalin, Winston Churchill e Franklin Delano Roosevelt.
Hitler sofria de melancolia crônica, insônia e era hipocondríaco, tomando uma grande quantidade de medicamentos e injeções estimulantes. Churchill, bastante gordo, ingeria o dia todo whiskey com papaya, além de fumar charutos sem parar. Roosevelt era o mais debilitado; acometido de poliomielite, sofria dores nas costas e tinha constantes desmaios e crises. Apenas Stalin possuía uma saúde equilibrada, fato que certamente o ajudou a permanecer no poder vários anos após o fim da 2.ª Guerra.

Frase do Coronel von Stauffenberg, dito à esposa um dia antes do atentado:

"Se eu obtiver sucesso, eles vão me chamar de traidor da Alemanha. Se eu fracassar, eu estarei traindo a minha própria consciência."

Mais detalhes no site do Discovery.


(Buteco.com, 20/12/2004)

Nenhum comentário: