28 de dez. de 2009

O jogo do século

History Channel exibiu há pouco o documentário "Game Over - Kasparov and the Machine" ("Fim de Jogo"), o dia em que o maior enxadrista de todos os tempos perdeu para uma máquina.
Em 1997 o russo (nascido no Azerbaijão) Garry Kasparov, Grande Mestre que derrotou com apenas 17 anos o campeão soviético Anatolyi Karpov, enfrentou o computador Deep Blue, desenvolvido pela IBM. Tratava-se de um hardware específico para o jogo de xadrez. O confronto, realizado em uma série de 6 partidas, desenrolou-se em clima muito tenso. Após vencer a partida inicial com facilidade, Kasparov foi derrotado por Deep Blue na 2.ª partida, o que o abalou profundamente. Na partida final, psicologicamente abatido, entregou o jogo.
O russo fez repetidas acusações de fraude à equipe da IBM, alegando que o computador não poderia ter realizado determinados lances sem intervenção humana. O documentário reverbera essa hipótese, informando que as ações da IBM se valorizaram 15% no dia seguinte ao jogo.
Garry Kasparov perdeu o título de Grande Mestre em 2000 para Vladimir Kramnik, e em 2005 anunciou sua aposentadoria do xadrez. Hoje dedica-se à política na Rússia, e é opositor do ex-presidente Vladimir Putin.

2 comentários:

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amigo Claúdio,

BOM ANO NOVO!!! ESTAMOS QUASE LÁ!!!

Que o ano que se finda seja visto como um aprendizado, porque na senda da vida, cada um de nós é um eterno aprendiz, aprendendo com as vicissitudes diárias que servem para descobrirmos os motivos de nossa actual existência.


Beijinhos

Claudio disse...

Obrigado pela visita, Fernanda. Apareça sempre em 2010!