13 de dez. de 2009

A Cor da Guerra

The History Channel exibe a série de documentários "The Color of War" (A Cor da Guerra), produzidos pela IM3 Entertainment. Imagens originais da 2.ª Guerra Mundial em cores e sem retoque ilustram trechos de cartas de praças e oficiais escritas aos familiares.

Um relato sensível sobre a experiência humana em situações extremas, trazendo a visão pessoal daqueles que participaram do maior conflito armado de todos os tempos.

Trecho do episódio "Into the Breaches" (Nas Trincheiras), sobre a formação da personalidade do combatente desde o treinamento até a batalha:

"O ganhador do prêmio Pulitzer e Nobel de Literatura, John Steinbeck, serviu na 2.ª Guerra e foi correspondente do jornal 'New York Herald Tribune'. Ele escreveu sobre o olhar do soldado no front de batalha:

- O soldado tem seus olhos fixos em um ponto, e parece não ver coisa alguma. É um olhar de entrega, irreal. É um olhar que dá medo de se ver."


(Buteco.com, 23/05/2004)

2 comentários:

Unknown disse...

E para quem curte documentários sobre guerra, os DVDs dos filmes "Senta a Pua" e "A Cobra Fumou" estão disponíveis nas lojas da 2001 Vídeo, ou pelo site da distribuidora: http://www.popmidia.com.br/senta-a-pua e http://www.popmidia.com.br/acobrafumou
Abs.

Claudio disse...

Obrigado pela visita.

Escrevi anteriormente um post sobre "Senta a Pua" no blog:

http://grey-noise.blogspot.com/2009/12/senta-pua.html