11 de abr. de 2010

The Pacific

Estreou hoje na TV brasileira a milionária produção da HBO, The Pacific. Com roteiro de Bruce McKeena (Band Of Brothers), produzida por Tom Hanks e Steven Spielberg, e com trilha sonora de Hans Zimmer, a série de US$ 230 milhões e 10 episódios conta a história da guerra do Pacífico após o ataque de Pearl Harbor em dezembro de 1941.

Assisti há pouco o primeiro episódio, pela HBO. Em minha opinião, a série não tem nem de longe o mesmo charme da fenomenal Band of Brothers, a história da Easy Company no front europeu. Os personagens não são carismáticos, há uma preocupação excessiva com o hiper-realismo (cenas de sangue e corpos despedaçados), aliás tendência no cinema e TV atuais. A primeira cena de combate é longa e confusa, apenas uma seqüência de explosões e tiros traçantes.

O ponto alto do episódio foi o desembarque na cabeça-de-praia feito pelos soldados através dos anfíbios DUKW; à constante tensão e terror dos soldados se contrasta um desembarque tranqüilo, ao invés da chuva de tiros a que nos acostumamos a ver em filmes sobre a Normandia.

Segundo sites especializados, The Pacific, que estreou na HBO mundial em março e ainda está em exibição, tem sido bem recebido pelo público e crítica.

2 comentários:

Anônimo disse...

Embora não goste muito de filmes de guerra, gostaria imenso de ver este. Isto porque tenho uma adoração pelo actor Tom Hanks, sendo um dos filmes da minha vida protagonizado por ele e que também não escapa à guerra, desta feita, no Vietname; Forrest Gump. Depois o Green Mile, Philadéphia, com o mesmo protagonista, bem como Apolo 13. O filme A Lista de Schindler, é do mesmo realizador e foi um colosso. Este realizador é uma imagem de marca de Hollywood.

Claudio disse...

Em "Pacific" Tom Hanks foi apenas o produtor executivo. Sem dúvida uma grande produção, mas sem o encanto, na minha opinião, de "Band of Brothers".