24 de mar. de 2010

Camelôs vendem "Avatar" em DVD pirata com efeito "trimensão"

Eu sabia que teria que assistir Avatar, e teria que assiti-lo no cinema: ele não é filme de esperar sair na locadora, afinal não tem como reproduzir em casa, em boa qualidade e a preço acessível, a tecnologia 3D do cinema (ainda). Quanta bobagem! Eu poderia ter comprado um DVD de Avatar com efeito "trimensão" de um camelô do Rio de Janeiro por apenas 10 reais, e ainda levaria belíssimos óculos 3D em cartolina.

Antes de zoar com quem comprou este DVD na crença de que iria ver os efeitos tridimensionais de Avatar em casa, lembre que hoje não é impossível ver um filme em 3D em casa: o YouTube oferece vídeos em 3D, este programa converte vídeos em 3D via software, fora que existem DVD players com tecnologia 3D também (da TecToy, mas existem!) - ou melhor, tocadores de DVD normais com óculos desse tipo. Para ver o efeito do filme da Hanna Montanna, do show 3D dos Jonas Brothers ou algo assim, basta fazer um óculos 3D, usando um modelo semelhante ao da imagem acima. O efeito deve ser horrível, mas é possível.

O que é impossível é piratear um filme em 3D que nem foi lançado em DVD ainda! O mecanismo que permite ver os Na'vi saltando da tela no cinema é complexo e depende até do tipo de óculos 3D que você usa — e o que os pirateadores fazem é só gravar porcamente o filme nos cinemas. Mesmo quando Avatar for lançado em 3D — a versão em Blu-ray só deve sair no fim de 2010 — provavelmente você ainda precisará de um Blu-Ray e uma TV com a nova tecnologia 3D (com óculos com obturador eletrônico) para ver uma versão pirata. Pode ser que Avatar seja lançado em versão 3D-popular, com os óculos coloridos. Mas acho difícil.

Agora sim, pode zoar à vontade com quem comprou este DVD com "trimensão". Se o vendedor não parece entender o que está vendendo, não compre, OK?


Autor: Felipe Ventura
http://www.gizmodo.com.br/conteudo/made-brazil-camelos-vendem-avatar-em-dvd-pirata-com-efeito-trimensao

2 comentários:

Anônimo disse...

É muita ignorância, 3D genérico. Só no Brasil... No mínimo o Lula assistiu o Avatar piratão mesmo, mas no caso dele o 3D funciona, é filme com cachaça, e logo começam os efeitos 3D, 4D, 5D...

Claudio disse...

No caso do Lula, a pinga gera outro tipo de efeito: o D4...