3 de jan. de 2011

America The Story of Us

1969. Contracultura, distúrbios em Paris, Guerra do Vietnam, avanço do Comunismo. Os valores da civilização ocidental postos em cheque. O historiador da Arte Kenneth Clark produz a memorável série Civilisation, em 13 episódios exibidos pela BBC. Focada nas realizações artísticas do Ocidente e apresentada como uma "visão pessoal" de Clark, a série percorreu as redes de TV do mundo e é exibida até hoje.

2010. Abalados pelo crash das Bolsas de 2008, pelo explosivo crescimento da China e pelas decisões políticas vacilantes de um presidente inexperiente, os EUA vivem sua crise de identidade e auto-estima. O canal History produz a série America The Story of Us, cujo foco é a história da superação da América em seus momentos de maior crise. Gravado em alta definição, com encenações primorosas e efeitos em computação gráfica, a série é um espetáculo de belas imagens. Cidadãos americanos diversos -- de acadêmicos e âncoras da CNN e NBC a Martha Stewart, Jimmy Wales, da Wikipedia, e hosts de séries do History -- dão seus depoimentos sobre qualquer tipo de assunto discutido, de Guerra Civil ao ônibus espacial. As belíssimas imagens em 3d são repetidas à exaustão, bem como as encenações, bastante sofisticadas para um documentário.

Porém, ao final de cada episódio, fica a impressão de se ter visto um "resumão" dos programas do canal History nos últimos anos, uma mistura de Maravilhas Modernas e Mãos à Obra, com pitadas de diversos outros shows. É certo que, em pleno 2010, com a TV em alta definição e seus produtos blu-ray, seria impensável a produção de uma série em diversos episódios onde apenas um senhor de meia-idade, terno e gravata, discursa sobre as obras de John Ruskin. É fundamental a cobertura que torna o produto palatável. Mas a sensação ao final é de certa confusão e vazio. Seria o destino da América viver das recordações de seu glorioso passado registrado e recriado em imagens? Ou faltaria mesmo uma "visão pessoal" de sua crise de identidade?

America The Story of Us no History.com

2 comentários:

Tânia Meneghelli disse...

Claudio, seu blog é uma belíssima surpresa. Conteúdo nota 10, textos impecáveis. Parabéns! Já está entre meus favoritos.

Beijoca!

Claudio disse...

Obrigado, Tânia. Seja bem-vinda. Sempre é bom fazer novas e boas amizades!