18 de jun de 2010

Copa 1974 - Alemanha 2 x 1 Holanda

A Copa de 1974, realizada na então República Democrática Alemã, marcou uma ruptura no tradicional esquema tático do futebol mundial. No famoso Carrossel Holandês, capitaneado pelo genial Johann Cruijff, o conceito de posição fixa foi substituído por um esquema rotativo de marcação, onde todos os jogadores participavam ativamente de cada lance. O brilhantismo de Cruijff e o envolvente esquema da Holanda levou o time a disputar a final com os donos da casa, que também contavam com um dos maiores jogadores de todos os tempos, Franz Beckenbauer.

No jogo final, disputado em 7 de julho de 1974 no Estádio Olímpico de Munique, a Holanda confirmava seu favoritismo, inaugurando o placar com um gol de Neeskens, de pênalti, logo aos 2 minutos de partida. Mas a Alemanha Ocidental empatou aos 25 min., também com gol de pênalti marcado por Paul Breitner. Aos 43 min., Gerd Müller marcou o gol do título alemão.

A Copa de 1974 teve um jogo inédito no dia 22 de junho, envolvendo as Alemanhas Ocidental (RFA) e Oriental (RDA). A RDA venceu o jogo por 1 x 0.

Um comentário:

Sid disse...

Olá Cláudio! Essa eu perdi, acho que ainda brincava com carrinhos e navios de guerra que vinham nos sucrilhos Kellogg's... Rererererere! Alias, gostei do novo lay-out do GN. Ficou bacana. Pode ser que seja efeito da minha conexão discada (devolvi o 3G), mas a imagem do facebook aí do lado está parecendo um daqueles ETs do Coneheads... Abração!