25 de mar. de 2010

Você é um bucha?

“Os Buchas” mostra de forma leve e bem-humorada o jovem homem contemporâneo, desconstruindo sua imagem de machão infalível. Na série, sempre existe uma mulher que fará um homem agir como um “bucha”, gíria carioca para homem inseguro, oposto do conquistador, do macho alfa.

No elenco, Gregório Duvivier (Beni), Silvio Guindane (Maia), Rafael Studart (Beto) e Tatiana Muniz (Julia) vivem quatro amigos que se divertem com as suas desventuras amorosas. Beni é o bucha principal, que coleciona fracassos em relação às mulheres. Seu amigo Maia é o contraponto. Conquistador, ele ganha qualquer uma com um sorriso. Mas, como qualquer homem,  se transforma em um verdadeiro bucha quando se apaixona. O casal Beto e Julia completam o quadro de personagens mostrando as desventuras da vida a dois.

Dirigida por Pedro Antonio (Multishow Verão) e escrita por Álvaro Campos (roteirista do Furo MTV e Furfles MTV), a série, grande vencedora do Pitching Oi 2008, vem trazendo um novo estilo de humor para a TV brasileira. Um humor recheado de piadas carregadas de sarcasmo e referências da cultura pop, como quadrinhos, cinema pipoca e obras “cults e nerds” em geral.

http://osbuchas.oi.com.br

24 de mar. de 2010

Camelôs vendem "Avatar" em DVD pirata com efeito "trimensão"

Eu sabia que teria que assistir Avatar, e teria que assiti-lo no cinema: ele não é filme de esperar sair na locadora, afinal não tem como reproduzir em casa, em boa qualidade e a preço acessível, a tecnologia 3D do cinema (ainda). Quanta bobagem! Eu poderia ter comprado um DVD de Avatar com efeito "trimensão" de um camelô do Rio de Janeiro por apenas 10 reais, e ainda levaria belíssimos óculos 3D em cartolina.

Antes de zoar com quem comprou este DVD na crença de que iria ver os efeitos tridimensionais de Avatar em casa, lembre que hoje não é impossível ver um filme em 3D em casa: o YouTube oferece vídeos em 3D, este programa converte vídeos em 3D via software, fora que existem DVD players com tecnologia 3D também (da TecToy, mas existem!) - ou melhor, tocadores de DVD normais com óculos desse tipo. Para ver o efeito do filme da Hanna Montanna, do show 3D dos Jonas Brothers ou algo assim, basta fazer um óculos 3D, usando um modelo semelhante ao da imagem acima. O efeito deve ser horrível, mas é possível.

O que é impossível é piratear um filme em 3D que nem foi lançado em DVD ainda! O mecanismo que permite ver os Na'vi saltando da tela no cinema é complexo e depende até do tipo de óculos 3D que você usa — e o que os pirateadores fazem é só gravar porcamente o filme nos cinemas. Mesmo quando Avatar for lançado em 3D — a versão em Blu-ray só deve sair no fim de 2010 — provavelmente você ainda precisará de um Blu-Ray e uma TV com a nova tecnologia 3D (com óculos com obturador eletrônico) para ver uma versão pirata. Pode ser que Avatar seja lançado em versão 3D-popular, com os óculos coloridos. Mas acho difícil.

Agora sim, pode zoar à vontade com quem comprou este DVD com "trimensão". Se o vendedor não parece entender o que está vendendo, não compre, OK?


Autor: Felipe Ventura
http://www.gizmodo.com.br/conteudo/made-brazil-camelos-vendem-avatar-em-dvd-pirata-com-efeito-trimensao

23 de mar. de 2010

O dogma derrete antes das geleiras

Quem duvida do aquecimento global é tratado como inimigo da humanidade. Agora, revelações sobre manipulações e fraudes nos relatórios climáticos mostram que os céticos devem ser levados a sério

Nos últimos anos, a discussão sobre o aquecimento global e suas consequências se tornou onipresente entre governos, empresas e cidadãos. É louvável que todos queiram salvar o planeta, mas o debate sobre como fazê-lo chegou ao patamar da irracionalidade. Entre cientistas e ambientalistas, estabeleceu-se uma espécie de fervor fanático e doutrinário pelas conclusões pessimistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão da ONU. Segundo elas, ou se tomam providências radicais para cortar as emissões de gases do efeito estufa decorrentes da atividade humana, ou o mundo chegará ao fim do século XXI à beira de uma catástrofe. Nos últimos três meses, numa reviravolta espetacular, a doutrina do aquecimento global vem se desmanchando na esteira de uma série de escândalos. Descobriu-se que muitas das pesquisas que dão sustentação aos relatórios emitidos pelo IPCC não passam de especulação sem base científica. Pior que isso: os cientistas que conduzem esses estudos manipularam dados para amparar suas conclusões.

A reputação do IPCC sofreu um abalo tectônico no início do ano, quando se descobriu um erro grosseiro numa das pesquisas que compõem seu último relatório, divulgado em 2007. O texto afirma que as geleiras do Himalaia podem desaparecer até 2035, por causa do aquecimento global. O derretimento teria consequências devastadoras para bilhões de pessoas na Ásia que dependem da água produzida pelo degelo nas montanhas. Os próprios cientistas que compõem o IPCC reconheceram que a previsão não tem o menor fundamento científico e foi elaborada com base em uma especulação. O mais espantoso é que essa bobagem foi tratada como verdade incontestável por três anos, desde a publicação do documento.

Não demorou para que a fraude fosse creditada a interesses pessoais do presidente do IPCC, o climatologista indiano Rajendra Pachauri, cuja renúncia vem sendo pedida com veemência por muitos cientistas. Pachauri é diretor do instituto de pesquisas Teri, de Nova Délhi, agraciado pela Fundação Carnegie, dos Estados Unidos, com um fundo de meio milhão de dólares destinado a realizar pesquisas... nas geleiras do Himalaia. A mentira sobre o Himalaia já havia sido denunciada por um estudo encomendado pelo Ministério do Ambiente da Índia, mas o documento foi desqualificado por Pachauri como sendo "ciência de vodu".

Texto completo:
http://veja.abril.com.br/240210/dogma-derrete-antes-geleiras-p-094.shtml

21 de mar. de 2010

COMBAT!

Combat! foi uma das primeiras séries de TV que enfocava a 2.ª Guerra sob o ponto de vista de seus combatentes. Exibido de 1962 a 1967, a série trazia situações vividas por um pelotão na França ocupada pelos nazistas. Estrelada por Rick Jason (2.º Ten. Hanley) e Vic Morrow (Sgt. Saunders), também participaram Telly Savalas, Leonard Nimoy, Charles Bronson e Robert Duvall como atores especialmente convidados. Dez episódios foram dirigidos pelo aclamado diretor Robert Altman.

Jason e Morrow fizeram parte respectivamente do Exército e Marinha americanos durante a 2.ª Guerra Mundial.

Uma das filhas de Vic Morrow é a atriz Jennifer Jason Leigh.

Morrow foi morto em um trágico acidente em 1982, quando da filmagem de Twilight Zone, The Movie. Ele e dois garotos, imigrantes vietnamitas, tiveram morte imediata quando um helicóptero que participava das filmagens perdeu o controle e caiu sobre os três atores.

Combat! está sendo reprisado pelo TCM, aos sábados e domingos.

16 de mar. de 2010

Esclarecimento sobre blogs

Um recado àqueles que gentilmente acompanham minhas postagens.

Registrei recentemente o domínio
http://www.malagrinodesign.com.br
com o mesmo conteúdo do blog Malagrino Design, onde todos podem conhecer meus produtos em joalheria e artes decorativas, além de artigos e curiosidades sobre o assunto.

O blog Castelum, sobre castelos e palácios de todo o mundo, continua sendo atualizado:
http://castelllum.wordpress.com

E é claro, este blog continua no ar,
http://grey-noise.blogspot.com
com as "generalidades genéricas" de sempre...

Aguardo a visita de todos.

13 de mar. de 2010

Gary Numan, "Cars"

Mais um exemplo de como a produção de video-clips era primária e ruim nos anos 80: um desfile de efeitos especiais de gosto duvidoso embalam a boa musiquinha eletrônica de Gary Numan.

A partir dos anos 90, com a popularização de canais como a MTV, a produção de video-clips se aprimorou bastante. Hoje, ao contrário dos primórdios dos "music videos", a qualidade das imagens supera, e muito, a qualidade das músicas.


10 de mar. de 2010

Soul Train

Outro dia, em andanças virtuais pelo YouTube, descobri esta verdadeira pérola: o programa Soul Train -- segundo a Wikipedia, o programa de maior duração da história, exibido sem interrupções durante nada menos que 35 anos, de 1971 a 2006.

Apresentado inicialmente por Don Cornelius, o programa trazia cantores e músicos de soul e R&B, muitos do famoso selo TSOP (The Sound of Philadelphia).

Um dos momentos mais curiosos era a "line dance". Como dá para se ver no vídeo, algo no mínimo, no mínimo, "engraçado"...

(Episódio n.º 104, 1974 - Música: Mighty Mighty, Earth, Wind & Fire)


8 de mar. de 2010

Oscar 2010: sem blockbusters

O Academy Awards 2010 trouxe várias surpresas. A esperada enxurrada de estatuetas ao blockbuster Avatar não aconteceu. O filme de James Cameron, que até o momento rendeu US$ 500 milhões, levou apenas 3 prêmios: direção de arte, fotografia e efeitos visuais.

Com 6 estatuetas, o grande vencedor da noite foi The Hurt Locker, um filme de baixo orçamento dirigido por Kathryn Bigelow, ex-esposa de James Cameron, e que conta a história de um esquadrão anti-bombas no Iraque.

Também não foi a noite dos veteranos Meryl Streep e Morgan Freeman. A estatueta de melhor atriz ficou com Sandra Bullock (The Blind Side), e Jeff Bridges (Crazy Heart) foi o escolhido para melhor ator.

Na categoria filme estrangeiro, venceu o argentino El Secreto de sus Ojos, dirigido por Juan José Campanella.

(Vi a transmissão pela TNT. O destaque negativo, para variar, foi Rubens Ewald Filho, sempre atrapalhado, com uma voz cansada, e fazendo observações ao invés de anunciar os vencedores. Poderia apenas se limitar a comentar, enquanto dubladores fariam a tradução simultânea...)

5 de mar. de 2010

A polêmica da Devassa

A Secretaria Especial dos Direitos da Mulher apelou ao CONAR (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) para que suspendesse a veiculação da propaganda da cerveja Devassa, onde a socialite americana Paris Hilton aparece em um quarto de hotel, no Rio, fazendo "malabarismos" com uma lata da cerveja.

A propaganda pode ser vista abaixo. Não há absolutamente nada de "sexista" ou de imoral no filme, apenas os clichês comuns em propaganda de cerveja no Brasil: praia, sol e mulher rebolando. Muito distante das campanhas criativas de outras cervejas, como Budweiser, Heineken e Isenbeck (vídeo anterior).

Mais uma vitória da patrulha do politicamente correto. Uma oportunidade única para uma burocrata de Brasília, a "Ministra" Nilcéa Freire, ocupar as páginas dos jornais ao lado da socialite Paris Hilton.

2 de mar. de 2010

American Hot Rod

Não é exagero dizer que a vida nos EUA se passa sobre quatro rodas. E a modificação de automóveis é uma das paixões nacionais. Os Hot Rods, automóveis dos anos 40 e 50 modificados para a velocidade, passaram do status de rebeldia para a condição de pura obra de arte. E um dos grandes artistas da customização de Hot Rods foi sem dúvida Boyd Coddington. Ex-proprietário da Coddington Hot Rod Shop, Boyd tornou-se conhecido mundialmente após estrelar o reality American Hot Rod, exibido pelo Discovery Channel.

Um de seus trabalhos mais conhecidos é o CadZilla, a modificação de um Cadillac 1948 feito para a banda ZZ Top. O automóvel foi considerado por críticos especializados como uma das maiores customizações feitas na história automotiva.


Boyd Coddington faleceu em fevereiro de 2008 aos 63 anos de idade, por complicações após uma cirurgia. Seu legado é o de ter transformado o que hoje seria mera sucata em verdadeiras obras de arte. E sobre rodas.

Site oficial:
http://www.boydcoddington.com